quarta-feira, 11 de março de 2015


UNINTER - POLO PAULINIA
ALUNO: ESTER MOREIRA DE SANTANA    RA.1119568
CURSO: LINCENCIATURA EM LETRAS
PORTIFÓLIO: 2o. SEMESTRE

FUNDAMENTOS DIDÁTICOS  E CURRICULO ESCOLAR - FASE 01


DISCIPLINA DIDÁTICA
PLANO DE ENSINO PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 6o. ao 9o. ANO.

PLANO DE ENSINO PARA 6º. ANO
01.  OBJETIVO GERAL
Promover e compartilhar atividades que favoreçam o desenvolvimento e leitura e da escrita, visando o uso eficaz da linguagem nas diversas situações  de comunicação.
02.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-  Praticar a interação social proporcionando situações de convivência e enriquecimento pessoal,              
   criativo, crítico e participativo;
- Favorecer a capacidade de avaliação de textos diversificados;
- Desenvolver a competência comunicativa e compreensão de diferentes gêneros textuais;
- Utilizar diferentes linguagens verbal, musical, matemática, gráficas, plásticas e corporal como   
  meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções         
  culturais, em contextos públicos e privados, atenuando as diferentes intenções e situações de
  comunicação.
- Utilizar-se de vocabulário ampliado, em conformidade com a língua portuguesa, produzindo textos de diferentes e variadas situações de comunicação.
- Desenvolver atividade que estimulem a gramática reflexiva através de variados textos.

03.  CONTEÚDOS CONCEITUAIS
              
·         Sistema textual
-  Leitura e interpretação de textos diversificados.
-  Letras e fonemas, divisão silábicas e classificação de sílabas;
- Átonas versus tônicas;
- Classificação quanto a tonicidade das sílabas;
- Ortografia: C, CH, J, G

·         Sistema morfológico
- Revisão das classes gramaticais;
- Pronomes: relativos e indefinidos;
- Verbos: modos e formas nominais;
- Produção de textos variados

·         Sistema Semântico
            - Revisão de Sinônimos e antônimos;
            - Discrição e narração.
04.  CONTEÚDOS ATITUDINAIS
- Habilidades de falar e escrever com adequação, precisão, coerência e coesão;
- Valorizar a linguagem como instrumento de comunicação pessoal e sócio-cultural;
- Capacidade trabalhar em parcerias, respeito às diferenças e às normas de convivência e ao
  acordo firmado em grupos;
- Valorização da leitura, como fonte de informação e entretenimento, respeitando as diferentes    
  variedades lingüísticas;
- Preocupação com a qualidade das produções escritas em relação aos aspectos textuais, éticas  
  e estéticas;
- Preservação do meio ambiente priorizando o ambiente escolar;
- Adotar ações comportamentais favoráveis a cultura da paz.
  

    05.  RECURSOS DIDÁTICOS
           - Livros
           - Jornais
           - revistas
           - Computadores
           - CDs e DVDs
           - Retroprojetor
 
06.  AVALIAÇÃO
- A avaliação deverá ser contínua e abrangente priorizando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos através de atividades individuais e em grupos, tais como: testes, pesquisas e seminários.


CURRICULO ESCOLAR

MAPA CONCEITUAL  -

COMO PODEMOS TRABALHAR COM AS DIFERENÇAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário