sexta-feira, 6 de março de 2015

DIDÁTICA


Em 1982, no Seminário "A didática em Questão" se discutiu a necessidade de formar educadores críticos e conscientes do papel da educação na sociedade, e comprometidos com as demandas das camadas populares cada vez mais presentes nas escolas e cedo dela excluídos, aí nasceu a importância do preocupação com formação do professor tecnicamente, formação do professor para a transformação social.

A didática é de extrema importância na formação do professor, pois foca as formas e as práticas de interação entre professores e alunos na busca do conhecimento.
A matriz jesuíta excluista, positivista e autoritarista predominará? ou viramos hoje um empreendedor?

Nosso país  carrega ainda uma tradição jesuítica, que dita as regras como uma educação bancária, que só professor ensina e o aluno só aprende. Como fazer para mudar essas pendências histórica?
O projeto político pedagógico servirá para lembrar que a escola tem o objetivo de passar para o aluno que ele é um co-autor da nova sociedade que ele quiser.

As idéias Cumenios e Rousseau,  a escola é para o povo, como disse ele quanto maior é a plantação, maior é a colheira, quanto maior for o viveiro maior será a criação de peixes, assim é o professor, quanto maior for sua capacitação, maior será o seu legado de conhecimentos e capacidades investigativa, maior será a capacidade de inserir, potencializar a curiosidade e meios para que os alunos se capacite para melhor vivência em todos os campos da  sociedade, pois o ensino exige a apreensão da realidade.


O eixo da escola moderna, professor se forma professor, não nasce professor, tem que ter capacidade explicativa e capacidade investigativa para se tornar um professor capaz de formar alunos críticos.
Tudo é capaz de ensinar, tudo é capaz de ser aprendido,
A didática é a formulação de idéias pré-concebida para ensinar.

Na história da didática, Comênio foi um dos grandes filósofo que combateu o sistema medieval, defendendo o ensino sua filosofia era "ensinar tudo a todos" e foi o primeiro teórico a respeitar os sentimentos e inteligência das crianças. A obra mais importante deste autor foi a "Didactica magna" ele chama sua didática de magna por que não queria algo restrito ou localizado, mas a prática didática para ele teria imitar o processo da natureza. A maior contribuição de Comênio para os dias de hoje segundo professor Gasparim, é a idéia de trazer a realidade social para dentro da sala de aula, fazendo uso de recursos tecnológicos mais avançados que estão hoje a nossa disposição.

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/pai-didatica-moderna-423273.shtml










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