terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CURRICULO ESCOLAR


Os conhecimentos podem ser transferidos pelo meio informal através da vida particular ou informal através da escola, na escola é necessário ter um curriculo para orienta uma ação pedagógica.
Para criar um curriculo escolar de qualidade é necessário saber quais os aspéctos  e tendências da construção históricas do curriculo no Brasil.

Seja como aluno ou como professor, na comunidade em geral vemos a vivência escolar.

O que?
Para quê
Para quem?
Da onde veio?
Quais são os conhecimento considerados relevantes para as crianças e para os jovens?
Porque estes e não outros?
Quem os definiu?

Cada sociedade têm suas atividades específicas, onde há vários tipos de conhecimentos tais como: saberes, valores, crenças, filosofias, etc, então criou-se a escola  para ensinar os conhecimentos centrais que norteiam a vida de um aluno, assim sendo é elaborado o curriculo  que é o caminho a ser percorrido para chegar ao conhecimento necessário para uma boa vida.
Os conhecimentos podem ser transferidos pelo meio informal através da vida particular ou informal através da escola.r

O Curriculo brasileiro em geral teve muita inflência de pensadores estrangeiros, e no momento é norteado pela subordinação ao governo.
No entanto no século XX, com um movimento acadêmico  chamado Novista,  liderado por Anisio Texeira, Fernando de Azevedo e M.B.Lourenço Filho, a partir dos fundamentos propostos por Dewey (1959) e Kilpatrik (1918), promoveu reformas educativas em diversos estados brasileiros.

Os PCNs  foram colocados em discussão  antes de serem implementados nas escolas, ele torna-se referências para orientação e  curricular e constituem o eixo norteador da política educacional. Segundo o próprio documento, eles são abertos e flexíveis, assegurando o respeito à diversidade cultural do país e às adaptações que integram diferentes dimensões na prática educacional. Ao mesmo tempo possuem caráter homogeneizador da educação em todo
país.



TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

O professor tem estar na frente do aluno, ser pesquisador digital, usar o face book para buscar recursos para trabalhar na sala de aula com conteúdos interessante e direcionadas tornando ambiente interessantes. aproveitar os recursos que são utilizados em estágio e guardar o conhecimento para ser usado posteriormente em sala de aula, sempre conduzir de maneira que o conteúdo não esteja souto, conduzir os sujeito ativos tecnologicamente.
O professor tem que direcionar o aluno de como fazer pesquisas e organizar conteúdos.
Gostei da idéia do professor que direcionou os alunos a despertar pelos problemas da cidade e pediu para os alunos documentar os problemas encontrados na cidades através de fotografias ou slides e mandar para o e-mail do prefeito.
Devemos planejar aulas variadas, com áudios, vídeos, textos e mídias, documentários, sistematizar
de acordo com o tema e não deixar as aulas repetitivas.
O básico é ter um planejamento,pois ter organização facilita muito, a diversidade é o interessante.

Trabalhar com frases chaves no power point e cartaz.



http://www.fe.ufg.br/p/6/o/Dissert-__Neise_Maria_da_Silva.pdf









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